As aulas da rede municipal de ensino de São João da Boa Vista começaram na quarta-feira (4) e foram marcadas pelo retorno de 6.424 alunos, conforme dados divulgados pela Departamento de Educação.
Para este ano, a Pasta implementou atualizações no atendimento infantil e na oferta de merenda escolar. Uma nova lei municipal determina que os estudantes do período integral recebam quatro refeições por dia e aqueles do período parcial tenham direito a duas. O almoço continua sendo a refeição principal para todos, servido a partir das 11h.
Na Educação Infantil, o atendimento foi reorganizado: a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) ‘Cleonice Nascimento Pinto’ passou a atender exclusivamente as crianças do Maternal II e as demais turmas de creche serão concentradas na Creche ‘Chafica Antakly’.
São João da Boa Vista conta com 35 unidades na rede municipal de ensino, atendendo desde a creche até o 5º ano. O Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) concentra 3.600 estudantes, enquanto as creches atendem 1.441 crianças e as pré-escolas 1.383 alunos.
Deste total, 1.991 crianças estudam em período integral, um modelo que funciona em 23 das 35 escolas. A rede municipal também oferece educação especial para 261 estudantes que precisam de acompanhamento.
Atualmente, a prefeitura conta com 553 professores para dar aulas, sendo que 12 são focados na educação especial. Para ajudar no dia a dia, as escolas também contam com 87 estagiários e 31 cuidadores, que auxiliam alunos com deficiência a se alimentar, locomover e cuidar da higiene. Já as unidades de tempo integral contam ainda com 95 monitores e outros profissionais, como psicólogos e assistentes sociais.